23 de febrero de 2016

(Review 54) - Todos os Nossos Ontens

27231144All Our Yesterdays
Cristin Terrill

Disney Hiperyon / Novo Conceito
Livro Autoconclusivo
360 Páginas
Distopia / Intriga / Romance / Juvenil
Goodreads /Amazon /  BookDepository / Skoob



*** Para leer esa misma reseña en Español, haz click AQUI


O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que alguém se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?

Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com a nossa liberdade. Bombas são lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas.

O que causou isso?

Algo que nunca deveria ser tratado com irresponsabilidade: o tempo.

O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido, e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...



17451105Todos os Nossos Ontens me havia picado a curiosidade desde antes de seu lançamento em Português. Diante de um verdadeiro turbilhão de séries, encontrar um livro autoconclusivo acabou se tornando quase uma missão, e maior foi a minha empolgação ao ler as resenhas positivas acerca da história. 
Quando minha mãe avisou que viria passar uns dias aqui conosco, não lhe dei tempo sequer de perguntar-me se queria algo do Brasil (minha mãe vive no sul do Brasil) e lhe pedi que me trouxesse este livro, já que o preço também está bastante convidativo (parabéns à editora Novo Conceito por unir qualidade à um preço acessível!).

Imagine um futuro aonde o governo adquire uma máquina do tempo. 
Quantas revoluções poderiam ser evitadas antes mesmo de começarem.? 
Quantos líderes poderiam ser presos antes mesmo de sequer cogitarem uma revolução? 
Quantos ataques terroristas, segredos de guerra e até mesmo desastres naturais poderão ser evitados se o governo tivesse o poder de voltar no tempo?
Porém, agora imagine um futuro sombrio, aonde apenas o governo detém o poder e nada pode contra esta força. Um futuro onde o simples fato de sair nas ruas pode causar a sua prisão e as viagens estão proibidas. 
É nesse contexto opressor e cruel que conhecemos dois jovens: Em e Finn. 
Ambos perderam tudo: o seu futuro, a sua família, os seus amigos e estão presos, acusados de traição. Mesmo separados pela parede fria de suas celas, Em e Finn ainda conseguem compartilhar segredos, sonhos e frustrações. Ambos possuem um passado juntos, e ambos possuem a chance única de mudar o futuro.

Eles já tentaram. Foram no total quatorze tentativas fracassadas. Agora, há uma nova oportunidade. Certamente, será a última. E eles não podem desperdiçá-la.

Cassandra é o nome da máquina criada para voltar no tempo. Seu criador, James, ou simplesmente o "Doutor", conseguiu tornar-se um homem frio e calculista, capaz de tudo em sua sede pelo poder. 

18754104Em é uma guerreira, valente, a garota que perdeu tudo, torturada por meses dentro da cela de sua prisão, Em já não tem mais sonhos. Ela possuí apenas um único objetivo: impedir a criação de Cassandra.

A única forma de evitar esse futuro de caos e destruição é voltando no tempo, quatro anos atrás, para matar o Doutor, James, o criador de Cassandra.

Marina é uma jovem romântica, apaixonada por James, seu melhor amigo, um gênio e um prodígio que parece não prestar atenção à ela.

Finn Abbott é o melhor amigo de James, seu confidente, aquele companheiro que agrada à todos e é capaz de fazer rir até o menino gênio sempre focado em seus estudos e em suas dores pessoais. Finn é doce e gracioso, charmoso e sedutor. 

James é um garoto sério, que não tem tempo para sorrisos. Sempre focado em seus estudos e pesquisas, ainda não conseguiu superar a perda de seus pais, e faria tudo o que pudesse para poder "voltar no tempo" e salvá-los. Embora tenha crescido em uma vida de luxos, James é amargurado, alguém com o coração partido.

Marina e Finn farão tudo para proteger ao seu melhor amigo: James.
Em e Finn farão tudo para cumprir a sua missão: matar James.

Há outros personagens secundários que possuem importância na história e as ações destes influenciam nos protagonistas. Estes são como peças-chave, fundamentais para dar agilidade à trama e ajudar a solucionar o quebra-cabeças criado pela autora.

A escrita de Cristin Terrill é impecável e a autora conseguiu enganchar-me na história do princípio ao fim. O final é bastante satisfatório, inclusive um pouco duro, e a autora soube fechar quase todas as pontas soltas. Eu digo "quase" porque, todavia, segue na minha cabeça uma dúvida acerca de Em, porém, dá igual, isso não tira a originalidade da trama e como me envolvi com toda a história, até a última página.


Uma história alucinante, empolgante, surpreendente e imprevisível que eu certamente recomendo muito.
Uma das melhores distopias que já li.









Cristin Terril é bacharel em Artes pela Vassar College e pós-graduada em Estudos de Shakespeare pelo Shakespeare Institute in Stratford-upon-Avon, UK. Atualmente ela vive nas redondezas de Washington, D.C. onde ela ensina e faz workshops de Escrita Criativa com adolescentes e crianças. Todos os Nossos Ontens (All Our Yesterdays) é a sua primeira novela.

Web Page Oficial: http://cristinterrill.com/

Twitter: Cristin Terrill


Beijokas!!

Nos Lemos...


4 comentarios:

  1. Que livro super interessante! Com certeza vou querer ler!

    http://my-lifeasabookaholic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice,

    Tenho lido algumas resenhas positivas desse livro, ele parece ser mesmo surpreendente. Meu único problema é com a editora que sai lançando livros aleatoriamente, sem levar em consideração suas sequencias e quem sofre é o leitor, como sempre. Agora tenho muita coisa acumulada em casa, quem sabe mais pra frente.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá Alice :)
    Esse livo parece muito bom mesmo, adorei o fato dele ser único algo realmente raro atualmente, achei legal a premissa do livro e o booktrailer é bem convidativo ^^

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o livro parece ser ótimo, primeira vez aqui e adorei, ganhou uma leitora. Te convido a conhecer meu cantinho.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar