7 de junio de 2016

(Review 81) - À morte ninguém escapa

25197261Pope Goes the Weasel
M.J. Arlidge

Suma de Letras / Topseller
Livro 2/6 de Saga Helen Grace
353 Páginas
Policiaca / Misterio

Para leer en Español, haz click AQUI


O corpo de um homem é encontrado em uma casa vazia. O seu coração foi arrancado e entregue à família. A detetive Helen Grace sabe que esta não será a última chamada de um assassino em série.
A mídia o chama de Jack o Estripador, mas ao contrário: este mata homens de família que vivem vidas duplas e enganam as suas mulheres. Helen consegue pressentir a fúria por detrás de cada assassinato. 
Mas o que ela nunca conseguirá prever é quão volátil na verdade esse assassino é. 
Nem o que a aguarda ao final desta caçada.



A inspetora Helen Grace está de volta, com mais um caso intrincado para resolver, à caça de um cruel serial killer que se mostra sempre um passo à frente e mostra que inteligência e loucura juntos são sempre uma combinação fatal.

Os fatos se passam um ano depois dos terríveis incidentes que marcaram o primeiro livro. 
Helen está tentando se recuperar, com sua vida completamente esmiuçada pela mídia e seu caráter sendo constantemente julgado. Além disso, agora Helen terá que lidar com uma nova chefe. A oficial Harwood é a nova substituta de Whittaker e, ela está determinada a tornar a vida de Helen mais difícil (se é que isso é possível).
Além disso, Helen deverá lidar com o retorno de Charlie ao trabalho e junto com seu retorno todas as lembranças de Mark e as decisões tomadas há um ano atrás. 
A armadura de oficial durona agora foi completamente destruída pela mídia, com a ajuda da arrogante repórter Emilia Garanita e diante desse turbilhão, Helen deverá levantar a cabeça, lidar com seus fantasmas e dar caça à mais um psicopata à solta nas ruas.

Homens buscando uma aventura com prostitutas. Jovens, velhos, casados, com filhos. Uma vida inteira adiante, uma família à quem prestar contas. Quem está ceifando a vida dessas pessoas indiscriminadamente?
E há mais. 
O assassino não apenas se contenta em matar-los, mas também termina por arrancar-lhes o coração e enviar em uma caixa de correio à suas famílias, amigos e colegas de trabalho. 

Que espécie de sádico pode desfrutar de algo como isso?
Como dar caça à um assassino aparentemente frio, calculista e extremamente inteligente?
Como o assassino escolhe as suas vítimas? Qual é a sua motivação?

Verdade que todo e qualquer livro policial possuí semelhante premissa. Um assassino, um detetive perspicaz e muitos mistérios enveredados, porém, a narrativa sombria e adictiva de MJ Arlidge faz da série da inspetora Helen Grace uma experiência única. 

No universo criado pelo autor, o vilão não é apenas um assassino impiedoso porém possuí uma história, um passado, algo que se não justifica seu mal, termina pesando para que o leitor se compadeça um pouco do assassino.
Os personagens criados por Arlidge são complexos, imperfeitos. Nesta trama, os mocinhos, tidos como decentes e de bom caráter frequentemente fraquejam, tropeçam e às vezes inclusive caem. E os vilões, que costumamos odiar porque vamos é o normal!, nos surpreendem com suas dores profundas e histórias tragicas.
Helen Grace é uma heroína que foge deste e de qualquer rótulo. As cicatrizes da vida e segredos enterrados no profundo de sua alma a fizeram meter-se em uma casca, presa à uma imagem de mulher dura, forte e fechada. 
E o que dizer de Charlie que terminou com sua vida em pedaços e agora não apenas deverá ter valor para retornar ao trabalho mas para também enfrentar seus medos e dolores, incluindo entre eles o desprezo de sua outrora amiga Helen?



27241037" Helen desviou o olhar. De repente, tudo oque havia acontecido nesse dia começou a acumular-se e ela então começou a chorar. Furiosa consigo mesma, manteve a cabeça abaixada, negando-se a mostrar suas fraquezas, porém seus ombros se convulsionavam. Tudo havia saído tão mal, tão horrivelmente mal, e em grande parte se devia à sua própria estupidez. 
Será que ela sempre estaria no grupo dos perdedores?"


A verdade é que mais uma vez o autor conseguiu trazer-nos uma obra viciante, que, apesar de não ser tão pesada e sombria como a trama anterior, consegue manter o fio de mistério até o fim.
Se trata de uma novela de segredos inconfessáveis, pessoas acima de qualquer suspeita que, ao fim, revelam seu lado mais podre. 
O autor mais uma vez joga no leitor tudo de assombroso que a realidade pode trazer e o choque enquanto lemos se faz intenso, pois é uma realidade impiedosa, mórbida e angustiante.

Os capítulos narrados magistralmente em terceira pessoa e submergem o leitor em uma trama macabra, em que podemos conhecer a intimidade e os sentimentos não apenas da detetive Helen Grace mas também de outros personagens como Charlie, Tony, além dos angustiantes momentos de cada vitima antes de seu sopro final nas mãos de um assassino que parece não ter nenhum remorso.

Mais uma vez a saga de Helen Grace termina por atrapar-me e mais uma vez termino com vontade de ler muito mais. Estes são livros que quando terminamos sempre ficamos com vontade de ler mais, pois o fio que deixa coloca no leitor curiosidade por saber mais da vida de Helen.


____________________________________________

Resumindo, Ni lo Ves Ni lo Verás é uma imperdível novela policial com personagens obscuros, imperfeitos e envolventes, uma narrativa ágil, angustiante e viciante e uma trama que não apenas prende o leitor, mas desperta diversos sentimentos e sensações à medida em que nos adentramos não apenas na mente do detetive, mas também do próprio assassino. Com capítulos curtos e cheios de surpresa, Ni lo Ves Ni lo Verás é o retrato duro e real da vida e dos limites da perversidade de um assassino.
____________________________________________


Matthew Joseph Arlidge (Londres, 1974) é um autor britânico de novela policial. Antes de ingressar na universidade, viajou para Singapura e Australia, e também lecionou em uma escola no sul da India. Após regressar ao Reino Unido, estudiou literatura inglesa na Universidade St Johns, de Cambridge. Posteriormente, passou um ano estudando Cinema e Produção de Televisão na Universidade de Bristol. Trabalhou na televisão britânica durante quinze anos, colaborou na produção de séries de TV e trabalhou como roteirista.

Sua primera novela literária, Tu te vas Tu te Quedas (Eeny Meeny), protagonizada pela inspetora da polícia británica Helen Grace, foi publicada em 2014. Outras continuações se seguiram, traduzidas já para vários idiomas. 

Web Page: MJ Arlidge by Penguin UK

Twitter: MJ Arlidge




Beijos!

Nos Lemos...

13 comentarios:

  1. Olá, Alice.
    É livro de série mas é daqueles que dá para serem lidos fora de ordem né? Achei o enredo bem instigante e fiquei muito curiosa apra descobrir quem está fazendo o "favor" de matar esses sem caráter hehe. E gostei de saber que o autor desenvolve o lado do assassino também.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice! Tudo bem? Socorro, adorei a premissa do livro! Ainda não conhecia o autor ou a série, mas adorei conhecê-los. Espero ler esse e os outros livros em breve! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Que livro fabuloso esse! Eu sou fã de casos policiais mas não conhecia a série, mas confesso que fiquei completamente envolvida com a premissa e já até anotei o nome do livro aqui.
    A resenha está perfeita, abração!
    Leitora Encantada

    ResponderEliminar
  4. Olá, Alice.
    Não conhecia o livro e nem a série, mas fiquei muito curioso. Como adoro tramas policiais e assassinos em série, a obra me chamou bastante a atenção.

    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice! Fiquei muito curiosa desde a sinopse, para ser sincera. Não conhecia a obra e o autor, e gostaria de saber: a série já foi publicada no Brasil? Não encontrei no skoob :(
    Sua resenha me enlouqueceu, amo suspenses e esse está com cara que vai prender essa leitora aqui rs.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Uau! Isso é uma trama e tanto para se ter na estante, com protagonista feminina, com uma história angustiante, uma trama que vale a pena. Apesar de não ser fã do gênero você apresentou a obra de um jeito que é meio impossível não ficar intrigada, curiosa e se perguntando de si para consigo "Por que não ler?!?!?!"

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  7. Oi
    esse parece ser uma leitura envolvente e cheia de mistério, curto obras assim, que tenso o assassino arrancar o coração e mandar para a família.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Oi Alice! Livro tenso, hein?
    Tenho um palpite: aposto que o assassino é uma mulher! Hahaha
    Curti a história, leria se tivesse a oportunidade ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Adoro livros de mistério, sério. Esse já entrou p/ minha lista, além de ter uma capa linda! Adorei a resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi, Alice! Achei legal a premissa desta obra, eu acho que nunca vi ela por aqui. Não sou de ler livros policiais e acho que por isso não sei exatamente qual o clichê do genero, mas alguns autores sabem trabalhar com isso de forma majestosa.

    Te indiquei em uma tag: http://bit.ly/1OfgroP
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice,
    Não leio tanto suspense mas esse me intrigou.
    Parece ser muito bem elaborado.
    Vou deixar anotado aqui.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Olá, Alice, linda!
    Uau, adorei a premissa deste livro! O mistério parece ser instigante e muito bem escrito! Sua resenha me deu ainda mais vontade de ler *-* Amei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderEliminar
  13. Oi, Alice! Eu sou apaixonada por livros de investigação e suspense e, apesar de a premissa do livro ser similar a outras do gênero, achei bem diferente o tipo de alvo do assassino... Adicionei a série de livros à minha wish list e estou ansiosa para ler. Sua resenha está ótima, super bem feita =D
    Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar