★★★★
★★★
★★
★★★★★
★★★★
★★★★
★★★★

12 de octubre de 2016

(Review 107) - Amy & Roger´s Epic Detour

21858153Amy & Roger´s Epic Detour
Morgan Matson

Plataforma Neo / Simon & Schuster
Autoconclusivo
396 Páginas
 Romance / Juvenil 

Para leer en Español, haz click AQUI

Para encontrar o verdadeiro caminho, às vezes precisamos nos perder...

Amy não quer que chegue o verão. Sua mãe decidiu se mudar ao outro extremo dos Estados Unidos, e agora Amy deve levar o carro da California até Connecticut. O problema é que, desde a morte de seu pai em um acidente de automóvel, não se sente capaz de estar à frente do volante. E aqui entra Roger, um amigo de infância que também debe viajar ao outro lado do país, e que carrega seus próprios problemas.

À medida que avança, ambos descobrirão que as pessoas que menos esperamos podem se transformar nas mais importantes e que, às vezes é necessário dar algumas voltas à mais para chegar ao destino certo.


Amy & Roger´s Epic Detour é uma terna novela juvenil com uma história de auto-descobrimento, amizade e perdão, com um emocionante road-trip pelas autopistas americanas. Não sei porque terminar esse livro me custou tanto tempo. Apesar de eu ter gostado dele, a verdade é que me levou mais de uma semana terminá-lo, houveram momentos em que não tinha vontade de ler e o final me deixou sentimentos contraditórios. Explico melhor ao longo da resenha:

9725419Não se trata apenas de um romance juvenil típico (até porque o romance está em segundo plano, é quase secundário) mas sim de uma história mais profunda, uma mensagem que a autora tenta passar sobre a esperança e a fé necessária para crer em dias melhores ainda que a vida esteja desmoronando. É uma viagem pela vida de duas pessoas que tentam carregar toda uma carga pessoal e que terão que descobrir que, às vezes, necessitamos dividir nossas cargas pesadas com alguém mais.

É uma novela bastante doce e com uma ambientação incrível, que nos apresenta os mais variados cenários, enquanto Amy e Roger fazem uma viagem pelas autopistas dos Estados Unidos, por lugares e cidades ao redor do país. 

A narrativa simples e juvenil de Morgan Matson consegue nos transportar até a história... para dizer a verdade, toda a viagem, as cidades, hotéis, 7Eleven´s (lojas de conveniência populares nas estradas americanas) estão tão bem descritos que a sensação inevitável do leitor ao fechar o livro é de também haver feito uma viagem, ao lado destes personagens.

Amy é uma menina que, praticamente, se afastou de todos ao seu redor após a morte de seu pai. Amy se sente em parte responsável e, ao carregar todo esse fardo de culpa, Amy escolheu se afastar de todos os seus amigos e família, se esconder debaixo de camadas de roupas, se nega a sair e a conviver com as pessoas.
Não apenas Amy sentiu os efeitos da tragédia que se abateu sob a sua família: seu irmão está na reabilitação e sua mãe foi parar no outro extremo do país, mal fala com Amy, deixando Amy sozinha na Califórnia.
Um dia, sua mãe decide que é chegada a hora de que Amy também vá morar com ela em Connecticut e pede que Amy faça a viagem no carro da família. Desde o acidente de carro que matou o seu pai, Amy não consegue dirigir, não tem vontade e nem forças para sequer tentar novamente. E por essa mesma razão, sua mãe pede à ela que chame Roger, um velho amigo de infância que também necessita viajar até o outro lado do país. 
Roger, assim como Amy, também tem os seus segredos e suas dores. E por volta da metade do caminho, consegue convencer Amy a mudar um pouco da rota principal, fazer pequenos desvios por razões que Amy desconhece completamente.

"Dizer adeus é como se conformar que você não vai mais ver essa pessoa. É aceitar que esta pode ser a última conversa que terão. Assim, se nós não dissermos isso,a conversa fica em aberto, e significa que logo teremos que voltar a vernos."

O casal principal, apesar do romance não alcançar grande importância na trama, tem química. O romance é bastante pausado, o leitor pode observar como Amy e Roger em princípio são duas pessoas desconhecidas e distantes para, com o tempo se tornarem amigos e, ao fim, se apaixonarem. 
Há outros personagens secundários que também me encantaram, como Brown e Lucien, dois personagens muito bem planejados que conseguiram me conquistar.

O final não me agradou. Não vou dizer que seja um final ruim porém, ficou a sensação de que "faltou algo".
Ao tratar-se de uma história com tantos detalhes, esperava por um final mais emocionante e a verdade é que me pareceu bem fraquinho. Algumas coisas foram esquecidas e algumas pontas soltas foram ignoradas.

Amy & Roger´s Epic Detour foi uma boa leitura, doce e interessante, que apresenta uma ambientação bastante original. Se trata não apenas de uma viagem pelas autopistas americanas, mas também de toda uma jornada pelo coração de dois jovens, lidando com traumas e dores, enquanto crescem, amadurecem e tentam fazer o seu melhor.


Morgan Matson nasceu em 19 de setembro de 1981 e cresceu em Nova York e Greenwich (Connecticut). Frequentou o Occidental College en Los Ángeles, mas quando estava na metade de seu curso de teatro, começou a trabalhar no departamento infantil da Livraria Vroman e se apaixonou pelo gênero literário Young Adult. 

Depois de formar-se em Inglés e Teatro, fez uma pós em Literatura Infantil na New School. 

Amy & Roger's Epic Detour está inspirado em três viagens que fez Morgan pelas autopistas nos Estados Unidos, e foi publicado em 2010. Retornou à Universidade do Sur da California onde, em 2011, fez uma pós em Escrita de Roteiros. 

Sua segunda novela,Second Chance Summer, foi publicada em maio de 2012 e está inspirada nos verões que passou nas montanhas de Pocono na Pennsylvania. Seu terceiro livro, Since You've Been Gone, foi traduzido ao espanhol pela Plataforma Neo, a mesma editora que publicou seus livros anteriores em espanhol.
Suas obras já foram publicadas em mais de dez idiomas ao redor do mundo.
Atualmente vive em Los Ángeles, ama viajar, e está conhecendo novos lugares sempre que pode. Seu mais recente livro, The Unexpected Everything já está venda em Inglês e ainda em 2016 deverá ser publicado em espanhol.

Web Page Oficial: http://www.morganmatson.com/

Twitter: Morgan Matson 


Nos Lemos, 

22 comentarios:

  1. Gostei muito da sua resenha e do enredo dessa história. Fiquei com vontade de conhece essa história melhor sim.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice.
    Apesar das suas ressalvas, a premissa da história me despertou interesse. Será que tem no Brasil? Vou dar uma pesquisada. Mesmo assim a dica está anotada para futuras leituras. Gostei muito da sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.doceseletras.com.br

    ResponderEliminar
  3. Oi, Alice!
    Não conhecia seu cantinho, adorei e já estou seguindo.
    Sobre o livro, eu gostei bastante da premissa. Gosto quando os personagens passam por situações que geram essa busca por se reencontrar, repensar as coisas, enfim.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderEliminar
  4. Olá, tudo bom? Não conhecia a série e confesso que nõa me despertou muito interesse, mas eu adorei sua resenha, ficou bem explicadinha <3

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice,
    Adoro livros que não nos trazem alguma lição ou um ensinamento. Achei bacana o romance não ser o foco. Pena que o final não foi tudo o que você esperava.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderEliminar
  6. Oie,
    não conhecia o livro, mas a premissa é interessante, mesmo não me chamando atenção.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o livro, achei a premissa muito interessante, que pena que o final não te agradou tanto. Gostei muito da sua resenha, espero ter a oportunidade de ler o livro um dia!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderEliminar
  8. Olá, Alice.
    Estou lendo um livro bem parecido com esse, Primeiro Amor e não sei se goto ou não hehe. Não sei porque eu tenho um certo preconceito com livros com nomes assim, com nomes masculino e feminino, é bobeira minha hehe. Que pena que o final foi fraco. É um livro que acho que eu não leria.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  9. Olá Alice.

    Quando li a sinopse, achei que fosse apenas um romance romântico, mas sua resenha me convenceu a respeito de algo mais denso.
    Amei sua resenha.

    Beijos.

    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Oi, Alice!
    Eu adoro esses livros que tem roadtrip... Sempre tem uma mensagem para nos passar.
    Apesar de ter demorado a terminar, pela sua resenha, percebe-se que você realmente gostou do livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice
    Não conhecia este livro, mas o enredo chamou minha atenção. Pena que o final não te agradou, eu odeio quando isso acontece. Ótima resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oieee Alice!
    Tudo bem?
    Então, eu tenho tido um certo receio em ler romances juvenis, mas este me chamou a atenção por conta dessa mensagem de fé mesmo quando as coisas estão ruins. Mas ao ler que o final foi inferior ao restante da trama, fiquei com o pé atrás... mas quem sabe? Rs...

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderEliminar
  13. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Eu gostei muito da mãe dela, ela foi muito perceptiva e deu a filha exatamente o que ela precisava, em relação a enfrentar o carro, em relação a viagem que daria tempo para passar pelo processo e principalmente por colocar ele ao lado dela. Eu acho lindo como dois corações feridos juntos, se curam. Que pena pelo final. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Gostei da resenha Alice. O mote do livro é bem atraente e é uma pena que a autora não tenha sido tão feliz ao encerrar a trama. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  15. Oi, Alice! Não conhecia o livro e até o momento nunca li um livro que se passe em uma viagem de carro. Uma pena que a autora não tenha te conquistado completamente com esse livro :(
    Alguns meses atrás, você me perguntou o que eu tinha achado sobre "As Feiticeiras de East End" e te digo que, infelizmente, o livro foi uma grande decepção para mim. Eu esperava muito mais da escrita da autora e, no fim das contas, foi um clichê atrás do outro intermeado por inúmeras cenas eróticas. Já sobre "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", consegui terminar de lê-lo essa semana e gostei da história, apesar do início bastante maçante!
    Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Oii Alice! Apesar de você ter dito que demorou um pouco para terminar este livro, a história me deixou muito curiosa. Gosto de livros assim, e este parece ser bem interessante.
    Como a Vanessa disse nos comentários acima, foi uma pena a autora não ter sido tão feliz ao encerrar essa trama.
    Enfim, adorei a resenha e o seu Blog! Já estou seguindo para não perder nenhum post <3

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderEliminar
  17. OI, Alice!
    Não conhecia o livro e pela sua resenha deu para entender o porque da leitura ter demorado. Tem muito disso mesmo, mesmo gostando do livro alguma coisa sempre atrapalha a fuidez que temos nos demais. Bom, fiquei um pouco curiosa, porém não sei se chegarei a fazer a leitura.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderEliminar
  18. Aah, odeio essa sensação de que faltou alguma coisa no final. O livro inteiro é tão bom, pro final ser frustrante. Mas gostei muito da proposta da obra num geral! Adoro essas roadtrips, um estilo que faz tempo que não leio. É como se enquanto os personagens se auto-descobrem, nós fazemos essas descobertas sobre nós mesmos, como se estivéssemos viajando junto.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. ooi!
    não sei se leria pois ainda não tô na vibe de livro do tipo, mas quem sabe né? bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Oi
    parece ser uma história leve, mas nem sei se leria, pena que não curtiu o final é tão ruim quando o final não é bom.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Oi Alice!
    Eu adoro histórias sobre viagens porque a gente acaba viajando junto com os personagens.
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas acho que ainda não foi publicado no Brasil. Pena que o final não foi bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  22. Oi Alice,
    Não conhecia o livro, e seria o tipo que eu escolheria para ler antes da sua resenha.
    Confesso que desanimei um pouco.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar