18 de marzo de 2017

(Review 137) - Pasión de Angel


Pasión de Ángel
Beatriz Iglesias

Autopublicado


290 Páginas
 Juvenil / Romance
A vida de duas adolescentes mudará completamente. Dará uma reviravolta de cento e oitenta graus quando Naiara, uma garota de dezesseis anos, a ponto de completar dezessete anos, conhecerá alguém que será importante em seu dia à dia. A partir desse momento, as coisas serão muito diferentes. Tanto nas coisas boas como também nas coisas ruins, o destino colocará à prova a sua amizade com Zoe, a confiança que tem com seu irmão David e o amor de Daniel. Será que sua amizade com Zoe é verdadeira? A relação de confiança que mantém com David será mesmo tão sincera ao ponto de conseguir contar à ele exatamente tudo o que lhe ocorre? Será que ela terá mesmo o valor de amar, acima de todas as outras coisas, à esse garoto que tanto lhe chamou a atenção? 


** Muchisimas gracias a la autora, Beatriz Iglesias, por el envio de un ejemplar.

Pasión de Angel é o debut de Beatriz Iglesias como escritora. Se trata de uma novela young adult, que, a principio me pareceu ser autoconclusiva porém, seu final, não deixa dúvidas de que haverá continuação.

A história trata sobre duas amigas de dezesseis anos, vivendo uma época de incertezas, mudanças drásticas e descobrimentos. Naiara está descobrindo o amor nos braços de seu namorado Daniel, o problema será lidar com sua família para que aceite a relação, em especial seu irmão, o ciumento e protetor David.
Zoe não teve escolha. Quando a garota decide se arriscar um pouco mais e conhecer um estranho em um encontro à cegas, ela não imagina a tragédia que a seguirá. Zoe é violentada naquela mesma noite, um evento que terá consequências muito maiores do que se poderia imaginar.
Não há muito o que se falar da trama, é basicamente as idas e vindas dessas duas garotas e seus furtivos encontros secretos com seus respectivos namorados, Daniel e David. 

Eu gostei da narrativa da autora, gostei muito. A escrita de Beatriz é muito simples e fácil de entender, sem perder o charme. A história é contada como se a autora estivesse diante de nós, tomando um café conosco enquanto nos coloca á par da vida de algum velho conhecido. Essa narrativa fresca e amena é o ponto forte do livro, e o que mais me fez gostar da trama.
Também me agradou a maneira como a ambientação é retratada. A autora não perde tempo com demasiadas descrições que cansariam ao leitor. Beatriz, uma vez mais, é direta com relação à esse ponto. De maneira bastante sucinta ela descreve o ambiente, nos fazendo crer na veracidade daquele fato sem necessidade de muita enrolação.

Como pontos negativos, só poderia destacar seus personagens. Não digo que estejam mal, porque não estão. Porém, admito que não consegui gostar de nenhum dos personagens. Todos me resultaram indiferentes. Até mesmo Zoe, que em principio me chamava a atenção, com o passo dos capítulos foi perdendo um pouco o brilho até se tornar alguém que considero bastante egoísta. 
Naiara me resultou demasiado mimada, ela tem atitudes um pouco infantis e age sem pensar. 
Em principio, a amizade entre as duas garotas me pareceu muito especial. Porém, logo podemos notar uma mudança abrupta, ambas se distanciam, e ao final me pareceu muito mais uma amizade com pinta de troca de favores motivada por interesses ocultos do que uma amizade sincera cem por cento.
Quanto aos garotos, senti maior simpatia por David, oque não muda o fato de que suas meteduras de pata me sacaram dos nervos em mais de uma ocasião. 
Daniel me resultou indiferente, talvez seja devido ao fato de que saber muito pouco sobre ele.

A relação de amor entre os dois casais protagonistas é bonita, porém me incomodou o amor instantâneo. Até acredito que quando somos jovens somos sim capazes de amar com intensidade e até mesmo encontrar a nossa "cara metade", porém, há momentos em que senti que houveram demasiadas declarações de amor no estilo "eres la mujer de mi vida" e isso me incomodou um pouco.

O final é muito aberto, deixando o leitor curioso para saber o que passará na vida desses quatro personagens, especialmente Zoe. 

A autora nos apresenta uma verdadeira reflexão sobre questões importantes. Achei muito interessante alguns conflitos surgidos na trama. Gostaria que alguns temas tivessem recebido maior atenção como o caso do próprio estupro e também a consequência desse fato na vida de Zoe. Sao assuntos atuais, bastante importantes, que ao meu ver acabaram sendo ofuscados pela história de amor. 

Resumindo, Pasión de Angel é uma novela juvenil entretenida e realista, que nos faz refletir sobre diversos fatos comuns durante a fase da adolescencia. Apresentando um drama pessoal bastante forte, uma garota vítima de estupro, infelizmente achei que a novela acabou mudando muito rapidamente o foco, e ao meu ver, coloca em secundário um assunto que deveria ter sido abordado com maior importancia. Ainda assim. a narrativa rápida e simples da autora conseguem prender o leitor e nos permite ler o livro em um suspiro. 




Nos Lemos...


Beijokas....


7 comentarios:

  1. Eu sempre fico boba de você ter a chance de ler livros em duas línguas haha, tem duas vezes mais opções de literatura e autoras <333 adorei a capa e a sinopse desse livro, pela sua resenha parece ser uma história muito boa!
    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Ameiii essa resenha!! Quero muito ler!
    Onde posso encontrar esse livro? Tem em pdf?

    http://horadolivroinspire.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderEliminar
  3. Ameiii essa resenha!! Quero muito ler!
    Onde posso encontrar esse livro? Tem em pdf?

    http://horadolivroinspire.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderEliminar
  4. Nossa....forte né?
    Já começa com um abuso sexual
    adoro livros infanto juvenis
    mas esse tem uma pegada dramática encantadora
    como você disse são assuntos atuais que precisam sempre ser discutidos e não podemos deixar em segundo plano
    bjo

    http://karinapinheiro.com.br/domingos/

    ResponderEliminar
  5. Nossa, que livro intenso, já começa com abuso sexual. Deve ser um livro forte, mas a leitura desgasta um pouco quando a gente não curte os personagens.

    Um super beijo

    Livros em Contexto

    ResponderEliminar
  6. Hey ALice!
    Não connhecia o livro, mas gostei de saber que ela tem uma narrativa boa, sem muitos floreios, aparentemente
    MASSSSSS como assim não gostou de nenhum personagem?
    essas coisas de infantil pra oung adult irrita um pouquinho, ne?
    oh meu Deus HAHAHa muito drama umas horas?
    Bem.... Pelo menos foi uma leitura numa sentada, não? HAHA e tiveram seus momentos bons... Gostei de conhecer, Alice :)

    Pois é :ooo Tem livros que a gente acha que não é tudo aquilo e no final se torna uma surpresa! É um romance bem gostoso e com muitas lições pra nós... Lindeza mesmo <3
    Se tiver a oprtunidade, um dia, leia sim!!

    Beijocas

    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice
    Pelos teus comentários pude perceber que a leitura não foi bem o que vc esperava, mas ainda sim o livro é bom. Acho que eu não iria curtir muito este livro.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar